terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Indicações da Semana #7

Nesta semana o Nosso Clube do Livro indica livros com mais de uma história:

Livro: Mar de Histórias: Antologia do Conto Mundial 
Autor: Vários autores
Organização: Aurélio Buarque de Hollanda
Gênero: Contos
Volume: 06
Editora: Nova Fronteira

A expressão que dá nome à coleção vem de uma antiga coletânea da Índia, do século XI; é a tradução do nome sânscrito Kathâsaritsâgara, que significa 'mar formado pelos rios de histórias'. Um verdadeiro oceano de narrativas, muitas delas célebres, outras traduzidas pela primeira vez para a língua portuguesa, de tal modo que a obra em seu conjunto é a mais completa panorâmica do conto universal.



Livro: As melhores crônicas de Fernando Sabino

Autor: Fernando Sabino
Gênero: Crônicas
Editora: Edições BestBolso

Seleção primorosa feita pelo autor mineiro com 50 crônicas publicadas em jornais e revistas. São relatos curtos de fatos colhidos da vida real, com tratamento de ficção, em linguagem nítida, sem os ornamentos da retórica tradicional, mas de apurada técnica literária. Episódios, incidentes, reflexões, encontros e desencontros vividos por Fernando Sabino, na realidade ou na imaginação, apresentados com rica inventiva. Sob a aparente singeleza transparecem a sensibilidade, o humor, a ironia e, às vezes, o espírito satírico, mas sobretudo a simpatia do autor pela natureza humana. Em cada crônica, uma pequena maravilha inspirada no cotidiano.


Livro: O tradutor cleptomaníaco
Autor: Dezsö Kosztolányi 
Tradução: Ladislao Szabo 
Coleção: Leste
Gênero: Contos
Editora: 34

Há o jovem e promissor literato que, de tão cleptomaníaco, rouba os personagens da obra que traduz; o desalentado farmacêutico de subúrbio que se entusiasma ao vender um produto de sua fabricação; o presidente que dorme nas reuniões que deveria presidir; a maçante candidata a escritora; o herói salva-vidas que no fundo é um grande preguiçoso - personagens desta reunião de contos traduzidos pela primeira vez diretamente do húngaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...