segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

[Resenha] "As Esganadas", de Jô Soares

Capa
"Caronte é alto, muito alto. Vestido de negro, com cabelos longos e ralos, ele parece ainda mais emaciado. De uma palidez cadavérica, sua pele fenecida confunde-se com a dos defuntos que costuma transportar. Lavara e vestira seu primeiro cadáver aos treze anos. 
(...) 
Caronte odiava a mãe. Destilava por ela um ódio fidagal desde a sua festa de aniversário de dez anos, quando, em vez do bolo, ela pôs na sua frente um prato com meio mamão enfeitado com velas. O menino famélico soprou e odiou. Ao contrário dele, Odília era gorda. Muito gorda. Imensa".
Um psicopata. É assim que somos chamados a mergulhar nesta história: com a apresentação deste psicopata. Ambientada no final dos anos 30 (mais precisamente, no ano de 1938), As Esganadas é um livro que dividiu minha opinião. A narrativa apresenta a história de Caronte, o assassino descrito no trecho acima, herdeiro da melhor funerária da então capital do Brasil, Rio de Janeiro, que atrai suas vítimas pelo estômago, e a tentativa da polícia de descobri-lo e capturá-lo.

Pensando pelo âmbito linguístico, a cada livro Jô Soares surpreende e delicia seus leitores! Os vocabulários são empregados como na década de 30. Encontramos frases e expressões em latim, alemão, espanhol, italiano, francês... Além disso temos a ortografia da época nos comerciais de Rodolpho d'Alencastro, locutor da rádio Tupi, que informa os brasileiros de todos os acontecimentos. Outro quesito em que o autor é imbatível relaciona-se com a capacidade que Jô Soares tem de inserir em seus enredos elementos históricos: o ambiente do Brasil do Estado Novo, de Getúlio Vargas, as relações entre a polícia e Filinto Müller, a eminência da Segunda Guerra Mundial, as corridas automobilísticas e hípicas, a Copa do Mundo... Todos estes fatos são tão intrínsecos à história que, por um momento, chegamos a pensar que o Caso das Esganadas é real.

Por outro lado - lado que dividiu a minha opinião - o final me deixou com aquela sensação de "não acredito que terminou assim". Desde o começo, Jô Soares cria tipos. Os personagens são exageradamente pitorescos: o policial medroso, o investigador sabichão, o assassino psicopata... E o desfecho da narrativa segue a mesma linha. Entretanto, o que mais me trouxe o sentimento de frustração deve-se ao fato de que a leitura, que havia sido empolgante até a metade da obra, foi tornando-se previsível. Antes mesmo que o narrador anunciasse quem seria a próxima a vítima de Caronte, eu intuía a próxima morte. Confesso que isso me decepcionou e muito, pois a previsibilidade deve ser, em minha opinião, oposta aos romances policiais.

De qualquer forma, As Esganadas tem uma leitura que flui rapidamente e que serve como uma boa forma de entretenimento para os dias chuvosos. Não é o melhor livro de Jô Soares, mas pode ser uma boa companhia.


Livro: As Esganadas
Autor: Jô Soares
Gênero: Romance
Páginas: 269
Editora: Companhia das Letras




Sobre a Autora:
Fernanda Rodrigues Fernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e estudante do curso de Formação de Professores na USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações, no Escritos Humanos, no Teoria, Prática e Aprendizado e no Barbie Nerd

8 comentários:

  1. oi, adorei sua resenha.Eu li o ivro recentemente, e concordo com o fato dele não ser o melhor livro do Jô.
    Eu particularmente não gostei muito do livro pelo fato das descrições das cenas dos assassinatos. Mas a história é interessante e a leitura é muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!

      Fico feliz que você tenha gostado da resenha. Estava meio em dúvida se ela era boa o suficiente para vira para o blog! hehehe

      Para mim, o melhor livro do Jô ainda é "O Xangô de Baker Street".

      Um beijo!

      Excluir
  2. gostei muito da resenha, ela está ótima.
    eu também acho que o melhor livro do Jô
    é o O Xangô de Baker Street.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Xangô é td de bom!

      Obrigada de novo pelos elogios! Tenho visto a sua participação curtindo as postagens lá no facebook e isso me deixa extremamente feliz :)

      Beijos :*

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha, mas realmente, vc prever os acontecimentos em um livro policial não é o ideal.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleice,
      esse lance de prever uma das assassinadas, me deixou mto frustrada. Foi um balde de água fria! Grandão!

      Obrigada pelos parabéns! Fico feliz que você tenha gostado! :)

      Um beijo,
      Fê :)

      Excluir
  4. Adorei sua resenha, muito completa e direta. Nunca li nada do Jô e também nunca tinha me interessado. É ótimo saber que ele escreve bem e é um autor de taletento, apesar de achar que previsibilidade pode acabar com um bom romance policial.
    Quem sabe um dia não me dou a chance de ler "As Esganadas"?
    Beijo.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kimberlly!
      Obrigada pelos elogios!!! :D Fico feliz que você tenha gostado tanto! :)

      Sobre os livros do Jô, se você nunca os leu, recomendo que comece pelo Xango de Baker Street. É, sem dúvida, o melhor! :)

      Um beijo,

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...