segunda-feira, 19 de março de 2012

[Resenha] Por favor, cuide da mamãe, de Kyung-Sook Shin*


Em que momento da vida entendemos os sacrifícios que nossas mães fizeram? E o que acontece se é tarde demais para agradecer? 

Já pelo título, nota-se a responsabilidade de Kyung-Sook em manter o nível de emoção da obra elevado (pelo menos, esse é o primeiro impacto que o livro causa). Confesso que fiquei muito atraída pelo nome; pois, para mim, livros que envolvem os plots mães e família carregam por si só uma carga emocional muito grande, capaz de deixar o leitor pensativo por vários dias. Conforme Abraham Verghese, autor de Cutting for Stone, disse na contracapa desta obra, Por favor, cuide da mamãe é “um romance maravilhoso que permaneceu em minha mente muito tempo depois de eu ter terminado de ler suas últimas e perturbadoras páginas”. 

Park So-nyo é uma mulher de 69 anos, mãe, esposa, avó e filha, que levou uma vida cheia de sacrifícios. Sobreviveu a guerras, pobreza e fome e, há alguns anos sofreu um derrame cerebral que, além que lhe trazer fortes dores de cabeça, a deixa confusa e vulnerável. Um dia, ao sair do interior da Coréia do Sul, em viagem a Seul, para visitar os filhos já crescidos, perde-se do marido e nunca mais é vista. 

A partir daí começa uma procura sem fim e sem esperança pela mulher que se soltou do marido na confusão da estação do metrô. Enquanto procuram, os filhos e o marido relembram alguns fatos do passado de Park e repassam mentalmente tudo que não disseram a ela. É neste ponto que a narrativa começa a ser uma das mais emocionantes que já li. 

A obra é composta por cinco capítulos, contando o epílogo. Cada um deles mostra o ponto de vista e lembranças de algum familiar de Park, em sua busca desesperada por ela pelas ruas de Seul. Os capítulos são narrados na segunda pessoa, mesclando passado e presente de uma forma harmoniosa, permitindo que o leitor sinta-se parte do livro, como se caminhasse por cada rua ao lado dos filhos e do marido. 

O desenvolvimento dos personagens é brilhante e há uma exploração emocional contínua em cada um deles. Ver o modo como cada um dos filhos e do seu marido reage a tudo que está acontecendo é algo grandioso: as emoções são tão bem narradas que o leitor sente o sofrimento deles. Você é capaz de sentir a agonia, o desespero, a dor, as lembranças e a esperança de que irão encontrá-la um dia. 

Por diversas vezes, a autora se preocupa em questionar os filhos sobre algumas atitudes que eles tomaram no passado e que poderiam interferir no presente. Alguns destes trechos levam o leitor parar se questionar sobre o mesmo assunto, refletindo a respeito de suas atitudes. 

A estrutura do texto é fantástica. A escritora nos conduz ao passado com surpreendentes revelações sobre Park So-nyo, revelações estas, que nos traz uma reflexão sobre mães e seus sacrifícios, que nos traz de volta ao presente mostrando claramente as emoções conflitantes dos familiares da mulher e, por incrível que pareça, isso não é feito de forma a tornar a obra maçante ou coisa qualquer coisa parecida.

Ao contrário, são justamente esta jogada entre passado e futuro e esta mistura de emoções conflitantes, que deixam a história mais interessante: ora somos a personagem principal; ora, apenas meros observadores.

A escrita é leve, fácil, porém carregada de uma emoção sem tamanho. Muitas vezes, pensei que a narrativa se confundia com a vida da autora, como se ela fosse um dos filhos e se tivesse passado por aquilo. E impossível não ler e não pensar: “Céus, isso deve ter acontecido com ela”.

É importante ressaltar o valor familiar que Shin deixa no livro, o valor dos sacrifícios feitos por tantas Park So-nyos que existem no mundo – isso com certeza foi um dos pontos que mais me chamou atenção na obra. 

Por favor, cuide da mamãe levou-me a pensamentos muito profundos, que sinceramente, não quero compartilhá-los aqui. Tenho plena certeza que todas as pessoas que lerem esse livro terão a mesma sensação que eu. 

“Será que estou dando o devido valor a minha mãe?”. Talvez esse, seja o grande questionamento deste escrito e ele é exposto da forma mais comovente possível. Todos os elementos, desde capa ao formato do texto – narrativa, fonte, diagramação e etc. –, fazem com que o leitor se envolva por completo na história. 

Este um livro terno, repleto de amor e de verdades. Por isso, afirmo com veemência que  é impossível não lê-lo sem se conectar com sentimentos tão profundos de amor e respeito.

“Quase nada neste mundo acontece de forma inesperada quando refletimos com atenção. Mesmo o que alguém poderia considerar incomum, se pensarmos bem, é apenas que tinha probabilidade de acontecer. Deparar-se repetidas vezes com acontecimentos incomuns significa pouca reflexão sobre eles.”

Título em inglês: Please look after mon
Páginas: 236
Autora: Kyung-Sook Shin
Publicado originalmente em 2008, na Coréia do Sul; 
Tradução: Flávia Rössler, 2011.
Editora: Intrínseca

_____________________
*A resenha foi escrita pela Ana Caroline. Como ela está com alguns problemas, pediu que eu postasse em seu lugar.


Sobre a Autora:
Ana Caroline Ana Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

3 comentários:

  1. OMG! Que resenha ESTUPENDA!!! Se estava em dúvidas de pedir esse livro pra Intrinseca, todas sumiram agora! :)
    Adoro livros que nos fazem refletir e, principalmente, sentir!

    Parabéns!

    Bjs

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou da resenha! :D

      Também fiquei com vontade de ler! :)

      Um beijo,

      Excluir
  2. Parece ser uma história maravilhosa!
    estou louca pra ler!
    Parabéns pela resenha! :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...