segunda-feira, 2 de abril de 2012

[Resenha] "O Dominó Preto", de Florbela Espanca


Capa

"Tiveram de se retrair, foram obrigados a ver-se menos, e isto foi para eles, habituados ao doce convívio de todo o inverno e de toda a primavera, uma verdadeira tortura. Tinham sempre a mesma sede de se verem, de se beijarem, de se tratarem por tu, de viverem do mesmo sopro de vida, sob as telhas do mesmo teto, ao calor do mesmo ninho".
(Florbela Espanca)

Quando o assunto é Florbela Espanca, a primeira coisa que nos remete é seus versos decididos e apaixonados. De fato, a autora modernista portuguesa destacou-se pela poética apaixonada (e apaixonante) intrínseca a sua alma. Entretanto, o assunto que nos cabe hoje diz respeito à outra faceta da autora: a de contista.

Conforme nos explica Fabio Mário da Silva, na Introdução da obra, O dominó preto é o primeiro livro de contos preparado por Florbela, mas foi o último a ser publicado”. Repleto de relações de amor, seus cinco contos trazem a essência do eu-feminino. Vemos, então, os vários autorretratos da autora, facetas que, ao serem completamente contraditória, se fundem exprimindo a mulher a frente de seu tempo.

A femme fatale; a casta e virginal; a dona de casa séria e comprometida com a família; a escritora e a sonetista capazes de levar homens à loucura com o manejo das palavras em prosa e versos; aquela capaz de abandonar o homem que a ama para se divertir; todas elas levando seus homens ao delírio, ao desejo, ao amor, à coragem, ao medo, à aversão, à espera, à angústia, ao suicídio.

O dominó preto é, sem dúvida alguma, uma obra que empodera as mulheres exaltar tudo que há de melhor em nossa alma: a beleza, o mistério, o desejo, o amor. Conforme diz a inscrição da contracapa: “Segundo Agustina Bessa-Luis, Florbela Espanca escreveu como uma Eva, a sedutora, e viveu como uma Lilith, a feiticeira, a mulher primeira, que, tendo se evaporado, revive na alma feminina o seu mistério”.


Livro: O Dominó Preto
Autor: Florbela Espanca
Editora: Martin Claret
Série: Clássicos de Bolso
Páginas: 128

Sobre a Autora:
Fernanda Rodrigues Fernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e estudante do curso de Formação de Professores na USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações, no Escritos Humanos, no Teoria, Prática e Aprendizado e no Barbie Nerd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...