segunda-feira, 28 de maio de 2012

[Eventos] Programação Poesia é Risco

Foto por: Dirceu Rodrigues
A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos - está com uma programação incrível nesta semana. Confira:

Encontro literário “Daquela estrela a outra” celebra o Momento Itália-Brasil
Para celebrar o “Momento Itália-Brasil” – viagem cultural que se propõe a consolidar os sentimentos de afinidade entre os dois povos e promover as relações entre os países por meio da arte e da cultura –, o governo do Estado de São Paulo, a Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura apresentarão, em junho, uma programação especial. Haverá uma mostra destacando a vida e a obra de Giuseppe Ungaretti e as traduções dantescas de Haroldo de Campos; uma série de encontros e debates literários com convidados internacionais, como os poetas Davide Rondoni, Lello Voce, Mariangela Gualtieri, Tiziana Cera Rosco e Antonio Riccardi, além de saraus, leituras e um ciclo de cinema e documentários relacionados à literatura e à Itália.

“O menor slam do mundo” propõe um jogo de poesia
Baseado nos slams, O menor slam do mundo propõe um jogo de poesia em que os participantes têm de apresentar, em dez segundos, suas qualidades poéticas e performáticas. A primeira edição será terça-feira, 29 de maio, das 19h30 às 21h30, e há outra programada para 26 de junho. O grande vencedor da noite será premiado com livros de haicais, microcontos etc.
Daniel Minchoni, curador do evento, é fundador e sócio da editora Jovens Escribas (RN), pela qual publicou Escolha o título, em coautoria com Eveline Gomes. É idealizador e responsável pelo Sarau do Burro e pelo Cabaret Revoltaire.

Começam as aulas do curso sobre a Semana de Arte Moderna
As aulas do curso Semana de Arte Moderna, com a professora mestra Janaína Arruda da Silva, começam sexta-feira, 1 de junho, às 19h30, e se concentram especificamente nos participantes da Semana de Arte Moderna, em seus antecedentes e seus desdobramentos ao longo do ano de 1922. Janaína Arruda da Silva é professora de Literatura no ensino superior, médio e no curso de pós-graduação em Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Paulista.
Apresentação musical gratuita, às 12h30, na sexta-feira, 1 de junho
Promovido pelo Departamento de Música da ECA-USP e pelo Laboratório de Música de Câmara da USP, o Recital de Música de Câmara da USP, com curadoria do professor doutor Michael Kenneth Alpert, acontece mensalmente, às sextas-feiras, na Casa das Rosas.

Sábado, 2 de junho, às 19h, acontece o sarau Todos os Sons
Essa série, sob a curadoria de Lucas Nemeth, explora diversos pontos de encontro entre música e poesia, criando diálogos entre as duas linguagens. Os artistas, influenciados pela música erudita dos séculos XX e XXI, incorporarão a sonoridade da poesia declamada utilizando elementos visuais integrados aos sonoros. Os convidados do sarau no sábado, 2 de junho, às 19h, são Martin Herráiz e Felipe Ribeiro.

Programação infantil do Domingo em Família terá oficina “Ver com as mãos e tocar com os olhos*”
O Núcleo Educativo da Casa das Rosas promove a oficina Ver com as mãos e tocar com os olhos* domingo, 3 de junho, das 15h às 17h. Nesse encontro, os participantes entram em contato com alguns livros “ilegíveis” (sem texto), a fim de explorar outros sentidos e formas de leitura. Depois, cada um poderá criar seu livro-objeto e inventar a própria narrativa.
*Título inspirado na exposição Proibido não tocar – crianças em contato com a obra de Bruno Munari.

Domingo também é dia de sarau: Patuscada! – Sarau Domingueiro
Com início às 16h de domingo, 3 de junho, o sarau Patuscada! – Sarau Domingueiro, com Lilian Aquino, Leonardo Mathias, Elisa Andrade Buzzo, Israel Antonini e Juliana Bernardo, reúne uma amostra do que há de melhor na poesia brasileira contemporânea, trazendo ao palco, para leitura de poemas, alguns dos autores publicados pela Editora Patuá em 2011 e 2012.
A Editora Patuá é uma alternativa no mercado editorial e tem o objetivo de publicar bons autores que ainda não encontraram espaço nas grandes editoras, além de promover eventos que divulguem autores e livros.

SERVIÇO
O Menor Slam do Mundo (jogo de poesia)
Curadoria: Daniel Minchoni.
Terças-feiras, 29 de maio e 26 de junho, 19h30 às 21h30.

Recital de Música de Câmara da USP
Curadoria: prof. Michael Kenneth Alpert.
Sexta-feira, 1º de junho, 12h30.

Semana de Arte Moderna: curso de formação contínua
Com profa. Janaína Arruda da Silva.
Sextas-feiras, 1, 8, 15, 22 e 29 de junho, 19h30 às 21h30.

Sarau Todos os Sons
Curadoria: Lucas Nemeth.
Com Martin Herráiz e Felipe Ribeiro.
Sábado, 2 de junho, 19h.

Daquela Estrela a Outra: encontros literários – Itália e Brasil (evento especial)
Curadoria: Francesca Cricelli.
Dias 2, 3, 8, 9, 15, 20, 22, 23, 24, 29 e 30 de junho; 1 e 5 de julho.

Oficina: Ver com as mãos e tocar com os olhos
Com Núcleo Educativo da Casa das Rosas.
Domingo, 3 de junho, 15h às 17h.

Patuscada! – Sarau Domingueiro
Com Lilian Aquino, Leonardo Mathias, Elisa Andrade Buzzo, Israel Antonini e Juliana Bernardo.
Domingo, 3 de junho, 16h.

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37
De terça-feira a sábado, das 10 às 22 horas;
domingos e feriados, das 10 às 18 horas
(passível de alteração, de acordo com a programação).
Tel.:  (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447     
E-mail: contato@casadasrosas.org.br.
Convênio com o estacionamento Patropi: Al. Santos, 74.
Para acessar o blog, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...