segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nosso Clube do Livro entrevista: Renata Ventura

Na segunda edição do No Nosso Clube do Livro entrevista, vamos conhecer um pouco sobre Renata Ventura, autora do livro A Arma Escarlate.

Renata Pacheco Ventura é carioca da gema, nascida em 1985, a autora sempre fora uma leitora voraz, aos dez anos escreveu seu primeiro livro com uma amiga, que nunca foi publicado. Seu objetivo como escritora é contar histórias que divirtam e, ao mesmo tempo, façam o leitor refletir sobre si mesmo e sobre o mundo à sua volta... Confira a entrevista com a autora.




1 - Como você começou a escrever? Qual foi seu incentivo?

Eu sempre quis ser escritora, e meus pais sempre incentivaram. Eu escrevi meu primeiro livro com uns 10 anos de idade, junto com uma amiga. Nunca foi publicado, claro. Tinha umas 100 páginas e era sobre uma conspiração internacional que envolvia duas meninas brasileiras. Na época eu achei o máximo, rs.

2 - Você levou muito “não” das editoras, Renata? Qual a reação da editora quando resolveram aceitar sua obra?

Eu comecei enviando meu livro para as editoras grandes, que nunca me responderam. Então, posso até dizer que nunca fui rejeitada, rs, porque nunca recebi nenhuma carta de rejeição. Eu entendo essas editoras grandes. Elas recebem milhares de livros todos os meses – é impossível ler tudo e responder a cada escritor que envia sua obra. Mas quando eu enviei meu original para a Novo Século, eu recebi a resposta deles em uma semana! Foi muito rápido. Eu enviei e, uma semana depois, eles me escreveram dizendo que queria publicar meu livro. Fiquei tão feliz!!

3 - O que te inspira?

Tudo me inspira. Tudo que eu leio, tudo que eu assisto, tudo que eu estudo... Eu preciso sempre andar com um caderninho no bolso, porque sempre tenho alguma ideia nova para anotar. E é preciso anotar. A gente acha que a ideia é simples, que a gente vai lembrar quando chegar em casa, etc, mas não, a gente não lembra. Confie em mim. Precisamos anotar TUDO.

4 - Você alguma vez já escreveu algum personagem baseado em alguém que você conhece/conheceu?

Meu plano inicial era construir meus personagens de acordo com os signos deles, porque signo é uma coisa que brasileiro adora, né, mesmo quando não acredita. Eu adoro saber o signo das pessoas. Então, comecei a estudar as características dos signos; quais eram os pontos positivos de cada um, os pontos negativos... e comecei a construir meus personagens de acordo com essas características. Depois, meus personagens foram ganhando vida própria e se desprendendo um pouco das características iniciais, e isso foi muito bom. No entanto, eu ainda posso dizer que sei o signo da maioria de meus personagens. Respondendo sua pergunta, sim, há uma personagem que foi totalmente baseada em uma amiga minha. Assim como minha amiga, a Caimana também é linda, loira e surfista, rsrs.

5 - Sobre "A Arma Escarlate", Hugo é um protagonista atípico, ele não é bom, mas também não é mal, na verdade ele é vitima da situação. Teve algum garoto em especial em quem você se inspirou?

Com o Hugo, foi diferente. Eu acho que fui criando ele no instinto – descobrindo aos poucos quais seriam as reações de um menino que viveu a infância inteira sendo ameaçado (por traficantes, por policiais, pelos namorados da mãe...), morando em um lugar hostil, onde ele precisou aprender a se defender desde muito cedo. Então eu fui descobrindo-o a cada reação agressiva dele, a cada palavra doce que ele dizia à avó, a cada gesto de carinho ou de ódio. Às vezes ele me surpreendia. Como em um certo capítulo, que eu havia planejado de uma forma, mas que, por causa de uma resposta totalmente inesperada do Hugo, eu tive que alterar completamente, me desdobrando para tentar tirar o Hugo da situação em que ele havia se metido com a língua afiada dele. Para o corpo físico do Hugo eu me inspirei em um garoto real, cuja foto eu vi em uma revista de fotografia da universidade. Eu adoraria conhecê-lo, mas não sei quem ele é.

 6 - Notei que, na obra, você utiliza muito da cultura afro-brasileira, você trabalhou muito nas pesquisas para isso?

Sim sim, eu pesquisei e continuo pesquisando. Comprei um dicionário de Yorubá, pesquisei sobre Candomblé... sobre orixás, sobre a cultura dos contadores de história africanos... Mas sempre há mais a aprender. E eu misturo isso tudo com folclore indígena brasileiro, e com folclore em geral... sem deixar de lado também a mitologia europeia, que sempre nos influenciou.

7 – Pelo que notei, o final do livro ficou aberto. Isso significa que você está trabalhando na continuação da história?

Sim, estou trabalhando na continuação. Até porque os leitores estão me pressionando! Hehehe. Os cinco livros da série do Hugo já estavam totalmente planejados antes mesmo do lançamento do primeiro livro, mas eu sempre adiciono uma coisa aqui, outra ali, e vou continuar adicionando e modificando detalhes até que cada um deles seja publicado. Ter esses livros todos já planejados me dá muito ânimo para querer escrever logo o segundo, porque eu quero tanto que vocês leiam o quarto e o quinto... entende? E quero muito que vocês conheçam o vilão principal da série, que ainda não apareceu no primeiro, mas que eu amo de paixão. rsrs

8 - Qual sua opinião sobre as comparações feitas com A Arma Escarlate e Harry Potter?

Eu gosto! Desde que sejam comparações positivas, claro, rs :-D Até porque, do jeito que eu imagino a trama do meu livro, ela se passa no mesmo mundo do Harry Potter. Eu não digo isso explicitamente no livro, mas é como se, enquanto coisas estão acontecendo com o Harry na Grã-Bretanha, outras estão acontecendo com Hugo aqui no Rio de Janeiro. Meu livro se passa em 1997, quando Harry já está no sexto ano lá em Hogwarts, indo para o sétimo. Se vocês quiserem, podem ler meu livro assim, comparando as cronologias. É interessante. :-) Mas meu livro fala de outros temas, alguns bem pesados, relacionados à realidade brasileira, aos problemas brasileiros, à cultura brasileira. Então, nesse sentido, é bem diferente de Harry Potter.

9 - Se seu livro virasse filme algum dia, quem você gostaria que fizesse o papel de Hugo?

Do Hugo eu não sei. Tem que ser algum garoto muito esperto, que saiba atuar extremamente bem, porque Hugo é um personagem intenso, que sofre muito internamente, e isso tem que aparecer na telona. Quanto a outros personagens, eu tenho um vasto elenco em mente, rsrs: Glória Menezes, Miguel Roncato, Milhem Cortaz (o “02” do Tropa de Elite), Paulo Miklos (canto dos Titãs), Lázaro Ramos, ... até o Sidney Magal eu imagino fazendo um dos personagens. hahaha

10 - Qual dica você dá pra quem está começando a escrever?

Ler muito. Isso é essencial. Ler prestando atenção no estilo, prestando atenção em como o autor diz uma determinada coisa, em como ele descreve, no que ele não diz, etc. E, na hora de escrever, prestar atenção em cada personagem: cada um precisa ter sua própria personalidade, seu próprio perfil psicológico. Estudar esses temas também é uma dica interessante: estudar um pouco de psicologia, sociologia, técnicas de construção de personagem, etc. E se apaixonar por seus personagens. Isso, para mim, é essencial.

11 - E pra finalizar, mande um recado para seus leitores.

Para quem ainda não leu, mas pretende ler, eu peço que tenham paciência com o pobre do Hugo, rsrs. Ele às vezes age sem pensar. Para aqueles que já são meus leitores, eu posso dizer que adoro vocês!!! Suas sugestões para os próximos livros são ótimas! Seus desenhos e fanfics também! Se vocês quiserem conversar com algum personagem, é só adicionar os perfis deles no facebook. Alguns resolveram criar perfis lá para poderem bater um papo com os leitores. Vocês podem, inclusive, tentar arrancar algum segredo deles. Quem sabe vocês conseguem... :-D Aqui estão eles:

Um comentário:

  1. Muito legal a entrevista! Bem bolada e com respostas mto satisfatórias. Despertou minha curiosidade acerca do livro e até desmistificou alguns boatos que ouvi sobre ele.

    Parabéns para a autora por encarar tudo com naturalidade e levar para o lado positivo as críticas que lhe são dadas. Ah! E parabéns pela história também, né. Pelo menos, pela entrevista, parece ser muito interessante. Com certeza, depois dessa, vou procurar ler.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...