terça-feira, 27 de novembro de 2012

7 dicas: sites que são uma mão na roda para novos escritores

Amantes da leitura frequentemente se arriscam no campo da escrita. Eu mesma, vivo rascunhando alguns textos e sou poeta há alguns anos. Escrever, para muitos de nós, é uma forma de lazer e, mais do que isso, uma libertação! Como diria o grande Machado de Assis, muitas vezes uma ideia fica se balançando em um dos trapézios da nossa imaginação e, enquanto não lhe damos vida, ela não nos dá sossego. 

De uns tempos para cá, venho pensando muito em como transformar todos os meus textos em livro - porque os blogs são bacanas, mas não têm aquele cheirinho característico que dá um prazer adicional à leitura - por isso, venho conversando com a Faah Bastos - que é uma escritora de mão cheia! -, além de ficar de olho nas postagens feitas em um grupo de escritores, autores, agentes, editores e narradores lá do linkedin e feito uma busca na internet. É justamente sobre esta busca que quero falar hoje.

Em minha busca encontrei alguns sites (nacionais e internacionais) interessantes e gratuitos. Embora alguns deles não façam livros impressos, gostei da proposta que cada um apresenta. Ainda não "testei" todos eles, mas quero compartilhar com vocês (se alguém já tem cadastro em algum, por favor, compartilhe nos comentários do post). Vamos aos links?!

1. National Novel Writing Month (site em inglês)
Neste site, os usuários cadastrados comentam em fóruns contando histórias e trocando conselhos até o dia 1º de novembro, quando "a mágica começa a acontecer". Novembro é o mês em que os usuários têm o desafio de escrever um romance de cerca de 50.000 palavras (ou mais). O livro deve ser finalizado no último dia de novembro. Os autores que conseguem, ganham um certificado e um selo para ser colocado em um site. 
O projeto é bem interessante - pena que eu só o descobri agora! Vale a pena conferir. 

2. Wattpad (site em inglês)
Neste site permite que os autores escrevam e publiquem suas histórias, recebendo comentários dos outros usuários cadastrados. As histórias, por sua vez, podem ser lidas no computador, no tablet e no celular. Embora o site seja em inglês, há uma opção "português". Ao clicar nela, percebi que há muitos livros publicados em nosso idioma, neste site. Além disso, as categorias são variadas: romance, poesia, mistério, ficção científica, fantasia, humor, paranormal etc.

3. Wildbook (site em inglês)
Este site funciona da mesma forma que o Wattpad, com a diferença que no Wattpad você tem acesso à galeria mesmo sem o cadastro, o que não acontece no Wildbook.

4. Bookess  (site em português)
O site de autopublicação é um dos maiores do gênero no Brasil e dá várias alternativas ao escritor. O autor pode apenas divulgar a sua obra, vendê-la nos formatos eletrônicos (e-book) e impresso. Além disso, o site possibilita atrelar a rede de comunicação dos usuários aos sites de relacionamento.

5. Bubok (site em português)
Site português que, assim como o Bookess, permite a publicação nos formatos eletrônico e impresso. Pelo o que eu pude ver, se o autor escolhe vender sua obra, o comércio pode ser feito tanto no Brasil (em reais) quanto em Portugal (em Euro), uma vez que as obras que consultei tinham as duas opções de valores.

6. Clube de Autores (site em português)
Neste site brasileiro, o autor pode, além de publicar o seu livro, estipular sob qual valor sua obra será vendida. Quando comprado, o livro vai para a gráfica, para ser impresso. Há ainda a possibilidade da publicação gratuita.

7. Ficção em tópicos (site em português)
Site que dá várias dicas de como construir uma história coerente, que "prenda" o leitor. ;)

Depois de todas estas dicas, tudo o que tenho a dizer é:
e aí? Mãos à obra?

4 comentários:

  1. Uau, nem sabia que existiam sites desse tipo! Na realidade, acredito que nunca pensei à respeito, mas parece ser bastante interessante. Gostaria de ter criatividade.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara, fiquei feliz por saber que a informação foi útil!
      Sobre "ter criatividade", dê uma olhada no 7º link. Ele ajuda nisso! :)

      Um beijo,

      Excluir
  2. Adorei esse post. Serviço público e prestação de serviço aos novos escritores e uma forma de divulgar novos meios de leitura para os leitores vorazes, como eu.
    Parabéns pelo post e pelo blog.

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Natalia!
    Que bom que você gostou!

    Espero que você consiga publicar os seus escritos! ;)

    Um beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...