domingo, 27 de janeiro de 2013

Indicações da Semana #30

Oi gente!
Mais uma semana, mais indicações para vocês! :D

Livro: Rio das Flores
Autor: Miguel de Sousa Tavares
Páginas: 624
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Com grande habilidade em casar ficção e história, Miguel Sousa Tavares, autor do aclamado Equador, faz neste seu segundo romance uma crítica a tudo o que tolhe a liberdade, seja no plano mais íntimo ou nos vastos territórios da política e da sociedade de uma maneira geral. A narrativa, que conta a história de três gerações da família Ribera Flores, se inicia em 1915 com a primeira República portuguesa e os embates com os monarquistas, percorrendo os principais acontecimentos políticos, sociais e culturais que marcaram Portugal, Espanha, Alemanha e o Brasil até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Filhos do monarquista e grande proprietário de terras alentejano Manuel Custódio, Diogo e Pedro protagonizam pólos opostos no seio familiar, mas que são reflexo dos acontecimentos externos. O primeiro, intelectual e absolutamente contrário aos totalitarismos, quer a mudança e decide deixar a mulher, as terras do clã e o Portugal salazarista para começar vida nova ao lado de uma mulata numa fazenda no Vale do Paraíba, no Brasil, em pleno Estado Novo.Pedro, no entanto, quer assegurar a permanência de sua posição de latifundiário. “Tu podes fazer este papel porque está alguém aqui a manter as coisas”, diz a Diogo. Chega a aderir à União Nacional e lutar ao lado dos franquistas na Guerra Civil Espanhola.
Clique aqui e leia um trecho disponibilizado pela editora.


Livro: Antropofagia
Autor: Caetano Veloso
Páginas: 72
Editora: Penguin-Companhia
Sinopse: Desnecessário apresentar o autor deste ensaio. Uma das figuras mais importantes da nossa cultura, Caetano Veloso é tão múltiplo quanto sua obra. Para além do trabalho musical, ele é antes de tudo um pensador do Brasil. Política, sociologia, arte: nenhum assunto está longe de seu campo de interesse. Publicado em 1997, como capítulo do livro Verdade tropical, este ensaio-memória remonta o encontro de Caetano com o legado dos modernistas, em especial a obra de Oswald de Andrade. A partir de uma montagem da peça O rei da vela, pelo Teatro Oficina de José Celso Martinez Corrêa, Caetano refaz o trajeto intelectual que culminaria na apropriação do conceito de antropofagia pelos tropicalistas. Ao mesmo tempo, traça um retrato afetivo dessa época de efervescência cultural e política, da qual ele foi um dos principais protagonistas.


Livro: Ah, tudo que você pode pensar
Autor: Dr. Seuss
Páginas: 48
Editora: Companhia das Letrinhas
Sinopse: Um dos autores de maior sucesso na história da literatura infantil, Theodor Seuss Geisel - ou, simplesmente, Dr. Seuss - encantou gerações de crianças com personagens excêntricos, mundos esquisitos e rimas malucas. Ah, tudo que você pode pensar! transporta o leitor a uma dessas terras imaginárias, povoada por seres fantásticos e repleta de paisagens surpreendentes. Um passeio em "Nonoit-Él" pode logo virar um mergulho em "Da-Dagos", e a única garantia aqui é a de uma surpresa a cada esquina. Os 44 livros infantis de Dr. Seuss já venderam mais de 100 milhões de exemplares e alguns de seus personagens, como o Grinch e o Lorax, tiveram suas histórias adaptadas para o cinema. A edição bilíngue permite que as rimas originais criadas por Dr. Seuss também possam ser conhecidas pelo leitor brasileiro.

Um comentário:

  1. Gostei muito de Rio das Flores. Parece ser muito interessante. Eu estou numa epoca para livros hitoricos mesmo.
    Obrigada pelas dicas.

    bjs.

    htttp://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...