quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Nosso Clube do Livro Entrevista: Noble Smith


Olá! 
Nesta quarta edição do “Nosso Clube do Livro Entrevista” teremos uma entrevista com um autor muito querido: Noble Smith! Ele é um premiado dramaturgo, produtor executivo de documentário e designer de narrativa.  É autor de A Sabedoria do Condado, um guia para fãs de J. R. R. Tolkien e seus Hobbits e publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito.

Confira abaixo:



Olá, Noble! Primeiro, nós gostaríamos de te agradecer pela entrevista e por sua atenção, nós apreciamos!

Obrigada, Ana Caroline e Fernanda! Eu amo conversar com os leitores do Brasil! Vocês são incríveis! E o Nosso Clube do Livro foi um dos primeiros blogs a entrar em contato comigo.

Agora nós gostaríamos de saber como sua paixão pelo trabalho do Tolkien surgiu?

Eu me apaixonei primeiramente pra Terra Média quando era pequeno. Quando eu tinha 12 anos, nos mudamos para uma nova cidade. Eu era muito sozinho e não tinha muitos amigos. As crianças nesta nova cidade eram más e muito brigonas. As histórias de Tolkien me ajudaram a escapar da tristeza e me apresentaram a personagens que são ótimos exemplos. Os Hobbits em O Senhor dos Anéis eram tão bons amigos. Eu queria ser um amigo bom como um Hobbit. E eu queria ser sábio como o Gandalf. E corajoso como o Aragorn. Os livros de Tolkien eram como um portal mágico para outro mundo, mas lendo seus contos me ajudou no mundo real, sabe? Eles ajudaram a me tornar a pessoa que eu gostaria de ser.

Como a inspiração para escrever A Sabedoria do Condado surgiu?

Eu tive a ideia dirigindo para casa na volta de uma entrevista horrível de emprego, no terrível trânsito de Seattle (que eu suponho ser parecido com o trânsito no Rio ou São Paulo). Ela me apareceu como um flash. Eu tive algo que chamo como “epifania-na-autoestrada”. Eu pensei, “Quem posso procurar para pedir conselhos sobre como quero viver a minha vida?”, e ouvi uma voz falando na minha cabeça (com a voz de Ian McKellen como Gandalf) me dizendo, “Os Hobbits têm as respostas, meu amigo! Procure a Sabedoria do Condado”.

E sobre sua inspiração para escrever?

Eu acho que meus filhos são minhas maiores inspirações. Eu tenho um garoto de 8 anos e uma garota que acabou de completar 3. Minha esposa e eu pensamos nelas como nossos pequenos Hobbits! Eles são tão engraçados e cheios de vida. Eles me fazem querer ser uma pessoa melhor.

Qual o seu conselho favorito?

“Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre”. É de O Hobbit, e um dos temas centrais do meu livro A Sabedoria do Condado.

Por quê? 

Porque nós esquecemos que a vida é curta. Procurar riqueza, fama e glória são uma perda de tempo. Pelo menos é o que acho! 

Você já usou seus conselhos de A Sabedoria do Condado na sua vida? Quais?

Sim! Definitivamente! Nós temos um pequeno jardim em nosso quintal. Nós tentamos nos reunir com nossos amigos e família tanto quanto possível. Fazemos nossa própria música e comemos boa comida. Nós tentamos dormir muito, e isso nos ajuda a ser alegres! E eu amo uma boa cerveja!

Depois de Tolkien, qual outro autor te inspira?

Meu autor preferido além J.R.R. Tolkien é o escritor Britânico Patrick O’Brian. Ele escreveu uma série épica sobre um capitão de um navio de guerra e seu melhor amigo (um médico) durante a Guerra Napoleônica. Também amo o livro Duna de Frank Herbert. Eu gosto de grandes histórias.

Se você tivesse a oportunidade de conhecer Tolkien, o que diria a ele?

Eu pediria a Tolkien para que ele voltasse a trabalhar, porque nós precisamos de novos livros dele para ler! E então, agradeceria por ter mudado minha vida para melhor.

Por favor, conte-nos sobre seu novo livro, Sons of Zeus!

Eu estou tão animado sobre isso! Porque ele vai ser publicado no Brasil pela Novo Conceito! Sons of Zeus é uma trilogia (http://www.thewarriortrilogy.com/) e é uma narrativa nos moldes de A Guerra dos Tronos. Em vez de ser ambientado em um mundo de fantasia, é na antiga Grécia (431 aC). É sobre um jovem chamado Nikias que está treinando para ser um lutador Olimpico. E a pequena cidade em que ele mora – chamada Pletaea – é invadida em um ataque furtivo por seu inimigo mais próximo. Nikias tem que salvar sua cidade, sua família e a mulher que ama da impiedosa força de invasão. É bem emocionante e tem um ótimo romance entre Nikias e Kallisto (sua amada). Sons of Zeus será lançado nos EUA dia 14 de Junho. Não sei quando a  Novo Conceito irá lançar no Brasil. Eu estou quase terminando o segundo livro, que é chamado “Spartans at the Gates”. Eu acho que os leitores do Brasil vão amar minha série e não posso esperar para ouvir o que vocês pensam sobre.

Agora, por favor, diga algo legal para seus fãs Brasileiros.

Brasileiros são incríveis! Acho que 1/3 dos meus seguidores no Twitter (@ShireWisdom) são do Brasil. Eu estou aprendendo novas palavras em Português e coisas como “rsrs!”, “LOL!” e “Eu vomito arco-íris” (que você me ensinou, rs!) Tem tanto blogs de livros no Brasil,mais do que nos Estados Unidos. No Brasil pessoas acham que livros são legais! Eu estou tão honrado que meus livros estão sendo publicados no seu país. Espero que eu possa ir aí algum dia e fazer uma sessão de autógrafos! Isso seria muito muito legal!

-

Para ler a resenha de A Sabedoria do Condado, clique aqui.

4 comentários:

  1. Que entrevista mais produtiva, adoro ler essas coisas, tem gente que não da valor, mas para quem pretende escrever um dia é sempre bom ouvir bons conselhos.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo plenamente, Lu! :D
      Eu amo ouvir como o processo de escrita funciona para os outros escritores, porque isso serve de aprendizado para mim também!

      :)

      Excluir
  2. Thank you so much, Ana Caroline and Fernanda! It is so cool to see this interview em português. I love Nosso clube do livro!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...