terça-feira, 31 de dezembro de 2013

TOP 5 - Melhores do Ano

Lá se vai 2013 e com ele todas as coisas boas e ruins que lemos nesses 365 dias. Conosco só resta as lembranças e a esperança de que 2014 seja um ano maravilhoso e cheio de leituras fantásticas. Pensando nisso, cada componente da equipe do Nosso Clube do Livro preparou um top 5 com os livros que marcaram 2013.


Confira abaixo!


1 - Extraordinário - R. J. Palacio (para ler a resenha, clique aqui)
Um lindo livro com uma lição de vida maravilhosa. Você passa a amar o August a cada folha desse livro incrível e como a Fê (quem me indicou o livro) me falou um dia, "você aprende a parar de reclamar da vida lendo esse livro" e é mais pura verdade. 

2 - Lista do Nunca  - Koethi Zan (para ler a resenha, clique aqui)
Livro recomendado pra quem não tem mania de perseguição. Muito bem escrito e bem intrigante. Faz você pensar bem antes de entrar em um táxi ou sair sozinha na rua. 

3 - A Trilogia do Mago Negro - Trudi Canavan (para ler a resenha do primeiro livro da série, clique aqui)
Um belo livro de mistério, para quem gosta de bruxos essa trilogia é ótimo para passar o tempo. E não vá pensando que é estilo Harry Potter. São bruxos adultos e com um inimigo muito, muito, muito chato e destruidor. 

4 - Os Heróis do Olimpo  - Rick Riordan
A volta de Percy Jackson *-* 
Quem não gosta de um livro de ação com mitologia? “Os Heróis do Olimpo” é um prato cheio. Por mais que sei que a historia já vem sendo lançada à um tempo, li tudo esse ano. 

5 - As Crônicas dos Kane - Rick Riordan (para ler a resenha do último livro da série, clique aqui)
É uma egiptologia com muita ação, quem não gosta? De qualquer jeito, ótima escrita que te prende do começo ao fim.



1 - Extraordinário -  R. J. Palacio (para ler a resenha, clique aqui)
Sabe aquele livro que você indica para todo mundo e todos gostam?! Então, este é o Extraordinário. Sempre que alguém me pergunta um bom livro, falo dele; porque sei que esta é uma leitura que agrada desde as crianças até os adultos – não importa qual é o seu tipo de livro preferido. Para vocês terem uma ideia, além de falar para os amigos lerem, também indiquei para as professoras – minhas colegas de trabalho – e para os meus educandos. Resultado? Uma das escolas adotou a obra como paradidático e os alunos amaram (alô Intrínseca, deveria ganhar por tanta propaganda! Hehehe)! O fato é que eu amo tanto o August e admiro tanto a sua trajetória que não poderia fazer menos. A obra é escrita com uma com uma delicadeza que não conheço um que não ria e chore com o menino e suas aventuras em seu primeiro ano escolar (pra quem não sabe, o August tem uma deficiência que deformou o seu rosto, por isso ele passa a frequentar a escola apenas no 5º ano do Ensino Fundamental). 
Meu amor pelo Extraordinário é tão intenso que acabei comprando o original, em inglês. Há uma parte em que uma das personagens, uma brasileira, fala português. No original, eu juro que vi uma portuguesa falando, mas como é era uma linha só, isso não atrapalhou o contexto nem a magnificência da narrativa (a Intrínseca arrumou essa fala na versão brasileira). 
Lição de vida, de amor, de coragem. Leiam Extraordinário e não julguem o menino pela capa! ;)

2 - Eu sou Malala  - Malala Yousafzai, com Chirstina Lamb (para ler a resenha, clique aqui
A história da Malala e de sua família é extremamente inspiradora. Um livro biográfico tem que ser muito bom mesmo para me prender até o final, e Eu Sou Malala é surpreendente porque aborda diversos aspectos culturais além da luta da menina para frequentar a escola. Esta é uma obra que nos provoca muitas reflexões e nos ensina muito sobre os valores humanos, sobre a vida. 
Eu sou Malala é um livro que nos faz pensar qual é o nosso papel no mundo e o que podemos fazer para tornar este planeta um lugar melhor e não pior. Em frente a todo o desrespeito, a Malala e seu pai poderiam ter desistido, poderiam ter aberto mão de seus sonhos, poderiam ter aceitado o sistema talibã... Contudo, esta ânsia de fazer do Vale do Swat um lugar melhor, com oportunidade para todos os fizeram prosseguir.
Quantas vezes desistimos? Será que não é melhor lutar?!

3 - A Confissão da leoa - Mia Couto (para ler a resenha, clique aqui)
A África de Mia Couto aparece com uma força indescritível nesta obra. O que mais gosto neste livro, entretanto, não é apenas o lado cultural e mítico – característico das narrativas do autor –, mas q forma como ele coloca a importância do papel da mulher na sociedade. Quando vemos uma cultura tão diferente da nossa, passamos a comparar os parâmetros para saber se a nossa é adequada aquilo que acreditamos. A obra de Mia Couto nos instiga muito neste sentido, mas o faz de forma leve, que beira à poesia.

4 - A arte de ouvir o coração - Jan-Philipp Sendker (para ler a resenha, clique aqui
Outro livro que retrata uma cultura diferente, a birmanesa. Um livro cheio de magia e de amor. A arte de ouvir o coração tem suspense, romantismo, poesia, tudo na medida certa! Esse livro é um presente para o coração de quem o lê, um balsamo que nos faz rever as nossas atitudes perante a correria do dia a dia. No fundo, ouvir os corações é uma arte que todos desejam, mas só alguém com a sensibilidade do Tin Win consegue.

5 - Coisas Não Ditas - Livia Brazil
Quando a Livia Brazil entrou em contato comigo para perguntando se poderia me mandar um dos livros dela para eu ler, não imaginei que me apaixonaria tanto assim por dois personagens como aconteceu com o Rafa e com a Lucie. Sério mesmo! Comecei a ler o livro, quando vi estava na metade e, claro, sofrendo pensando “ai, não, está acabando!”. Ao invés de ler uns 4 capítulos – para mais – como vinha fazendo, passei a ler 3, depois 2, depois 1 de cada vez, só para ter da história da Lucie por mais tempo. Não vou falar muito sobre a história aqui, porque quero fazer uma resenha completa – como a obra merece – no começo de janeiro. De qualquer forma eu quero mesmo que vocês – e a Livia! – saibam que há tempos que eu não me sentia tão presa a um livro assim. Fico feliz por ver que a literatura brasileira tem novos autores com tamanha delicadeza, coragem e qualidade!



1 - Perfect Fit - Carly Phillips
Esse foi o primeiro livro que li no ano de 2013. Sou fã da autora e amo praticamente todos os livros dela. Sabe aquela relação de amor que as fãs da Nora Roberts, ou os fãs do Nicholas Sparks, têm com eles? É do mesmo jeito. Não há erro para quem gosta de um bom romance contemporâneo. Infelizmente ainda não tem previsão de ser publicado por aqui, mas para quem ler em inglês, fica a dica.

2 - A Seleção - Kiera Cass (para ler a resenha, clique aqui)
Ganhei o livro de presente de aniversário e não dava nada por ele. Quebrei a cara.
Com uma história tão simples e bastante cliché, a autora conseguiu a proeza de me fazer ficar vidrada em sua historinha para adolescente. Sua semelhança com os realities shows assusta um pouco, mas isso depois de começar a ler passa despercebido. 

3 - I've Got Your Number (Fiquei com o seu número) - Sophie Kinsella
Kinsella é mais uma das minhas autoras "seguras". Sempre que quero ler algum chick-lit bom, corro para ela. Apesar de ter ganho o livro em inglês no meio do ano passado, só consegui lê-lo esse ano e ainda bem que esperei! Com sua narração engraçada e envolvente, o livro é maravilhoso. Estou contando os dias para poder comprar o novo livro da autora, que foi lançado recentemente no Brasil, "A Lua de Mel".

4 - O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald (para ler a resenha, clique aqui)
Gatsby não era um personagem estranho e nem sua história. Tendo uma irmã que fez letras com licenciatura em inglês, meus conhecimentos nos clássicos não era limitado a Shakespeare e Austen. Há uns quase 10 anos atrás conheci a história de amor de Gatsby e Daisy, mas nunca tinha parado para ler. Este ano dei a oportunidade e não me arrependi. É sem dúvidas um clássico da literatura Americana.

5 - Cretino Irresistível - Christina Lauren
Fanfic de Crepúsculo que não parece Crepúsculo, AMÉM! Se tem um livro que estava com muita dúvida de ler foi esse. Após todo aquele furdunço com o da gravata na capa, era bem capaz deste também ser uma cópia da inspiração. Para a minha graça e alívio, não é! História de casal com relacionamento gato e rato, cheio de brigas e reconciliações, adoro!

2 comentários:

  1. Olá meninas!
    Tenho muita vontade de ler Extraordinário. Até comprei ele na Bienal, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer essa história que parece ser emocionante.
    Gostei do top 5 de vocês. =)

    Feliz Ano Novo! Que 2014 seja um ano maravilhoso!

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a leitura de vocês!
    Acho que Extraordinário foi o livro que mais me marcou esse ano, realmente amei! Existem vários livros da lista de vocês que eu quero ler, espero lê-los ano que vem.

    Feliz 2014, espero que vocês tenham um ano cheio de paz, amor e luz!
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...