terça-feira, 14 de outubro de 2014

[Resenha] História do Brasil para Leigos, de Mauricio Grillo Jr.

Sempre ouvi falar do sucesso da série “Para Leigos” (ou “for dummies”, em inglês), mas não tive a chance de ler nenhum exemplar, até que recebemos História do Brasil para Leigos – Do período colonial ao Império, escrito pelo professor de história Mauricio Grillo Jr. - o primeiro volume da série Para leigos que é 100% brasileiro. Logo de cara, pode-se afirmar que a obra é um verdadeiro guia que desmistifica as aulas entediantes e empoeiradas da escola, uma vez que nos apresenta os fatos históricos de maneira dinâmica. 

A organização do texto e o projeto gráfico do livro auxiliam na leitura. Sua introdução esclarece o leitor sob qual ponto de vista os acontecimentos são narrados, uma vez que há um grupo de historiadores e da própria população que questiona muito do que há nos livros de História. É interessante notar que, ao longo da leitura, o autor sinaliza os “pontos mais polêmicos” e sua opinião como escritor e pesquisador; contudo, a decisão de em que acreditar, fica a cargo do leitor.

Para facilitar a localização das informações, além do índice, há uma “cola” – em que os fatos mais marcantes da história brasileira se distribuem em uma linha do tempo – e diversos ícones que destacam as informações que não podem se perder de vista. 

O livro é extremamente prático para quem quer começar a se inteirar sobre o assunto. Sua leitura pode ser feita de forma contínua (da primeira à última página) ou apenas para consulta de um determinado tópico ou capítulo – o que facilita a vida de quem é estudante. 

Sem dúvida, ler História do Brasil para Leigos – Do período colonial ao Império é uma maneira de quebrar a barreira entre a História que boa parte das pessoas não considera muito palatável e a nossas origem do nosso país.

Livro: História do Brasil para Leigos – Do período colonial ao Império 
Autor: Mauricio Grillo Jr.
Série: Para leigos (for dummies)
Páginas: 204
Editora: Alta Books
Sinopse: Quer saber mais sobre a História do Brasil? Este despretensioso guia lhe explica em detalhes fatos e personagens que construíram a cultura brasileira. De linguagem acessível, História do Brasil Para Leigos: Da Fase Pré-Colonial ao Império destaca os acontecimentos mais importantes da história de nosso país, lhe permitindo compreender toda a origem sociopolítica do Brasil. Abra este livro e descubra:
- A descendência brasileira.
- O Brasil antes de Cabral.
- A colonização do Brasil.
- A chegada da família real no Brasil.
- Como a colônia virou país.
- Os detalhes do período regencial.
- O segundo reinado.
- A queda do Império.
- Os dez fatos e personagens mais relevantes da história do Brasil.
Descubra as capitanias hereditárias – saiba como foi realizada a divisão e as suas causas.
A sociedade açucareira – descubra a relação promíscua de poder e de interesses que existia em torno dela.
As características políticas e econômicas do governo – entenda como a Monarquia Parlamentar Brasileira disfarçava o caráter centralizador do Império.
A queda do Império – entenda quando as ideias republicanas começaram a ganhar as ruas.
Clique aqui para ler trecho disponibilizado pela editora. | Livro no skoob.

________________________________
Sobre a Autora:
Fernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e licenciada no curso de Formação de Professores da USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações e no Teoria, Prática e Aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...