sexta-feira, 17 de outubro de 2014

[Resenha] Se eu ficar, de Gayle Forman

Se eu ficar é o primeiro livro da premiada autora Gayle Forman a ser publicado no Brasil e também o primeiro a ser adaptado para os cinemas. Ele conta da história de Mia, uma jovem musicista de 17 anos que vê a sua vida “com os seus próprios olhos”, literalmente. 

Em um dia, onde a neve está se desfazendo na pequena cidade de Oregon, Mia e sua família decidem fazer um passeio de carro e um trágico muda completamente a sua vida. 

Não entrarei em detalhes da sinopse, já que o livro é conhecido por bastante gente, seja por meio de suas páginas bem diagramadas, bonitas e muito bem editadas do volume, seja por intermédio da telona dos cinemas – que ainda não tive a oportunidade de ver. 

Quando comecei a ler o livro já senti o coração apertado e a respiração ofegante, simplesmente porque, além de ser narrado pelo ponto de vista da Mia – o que torna tudo muito mais doloroso – a narrativa é feita em horas, nas exatas 24 horas pós-cirúrgico depois de uma operação bem delicada. Mia encontra-se dentro do limbo do coma. 

As primeiras três páginas são doloridas, o leitor acompanha um dia comum na família da garota e, de repente, tudo acaba. Como falei, a narrativa é feita em horas, então, o leitor acaba sabendo que vai acontecer alguma coisa, só não espera que seja tão rápido. 

Falando na transcrição dos fatos, a escrita da autora é muito fluida e direta; e esse, com certeza, é um dos pontos altos do livro. Forman escreve muito bem, algo que cativa desde o início. Se eu ficar não é o tipo de leitura cansativa e chata, até porque, a história por si só carrega uma responsabilidade e tanto. 

A escritora ainda consegue mesclar passado e presente de uma forma bem estruturada. Conforme o leitor lida com a experiência fora do corpo de Mia, ele conhece um pouco mais da vida da garota: suas inseguranças, o início do namoro com Adam, seu nascimento e o do seu irmão e principalmente a sua relação com a música e com o violoncelo. 

Mia é uma personagem linda, não é aquele tipo de mocinha meiga e boba demais, porém não é aquela coisa insuportável; ela é a medida certa. Uma adolescente com medos e anseios, o que impossível o leitor não se identificar com ela de alguma forma. Ela e Adam têm um relacionamento sólido, que também é algo muito palpável, e Adam é apaixonante. Não tem como não amá-lo, não tem mesmo.

Há outros personagens que se destacam bastante como os pais de Mia e sua melhor amiga, Kim. Sobre os pais, apesar de você não passar muito tempo com eles no presente, de alguma forma, você se aproxima deles no passado. 

Agora, o grande destaque do livro é algo que costumamos fazer displicentemente todos os dias: escolhas. 

Quando a jovem percebe exatamente o que está acontecendo com ela e que perdeu toda a sua família, ela percebe que sua vida depende de si mesma. E agora? O que fazer nesse momento? Como você se comportaria se fosse você? Ficaria? Iria? Em determinados momentos, Mia desiste de viver, ela simplesmente diz a si mesma que não vai conseguir fazer muita coisa, que estava cansada e tudo que queria era poder descansar, e eu torcia por isso. 

No entanto, eu pensava em seus familiares, se ela estava ali ainda era por algum motivo, então, eu torcia para que ela não se entregasse e, às vezes, até conversava com ela. 

Se ela desistiu ou não? Bem isso fica com vocês. ;) 

Se eu ficar é uma leitura linda é também emocionante, não teve um momento em que eu não ficasse emocionada com a situação dela. Um romance lindo, que mostra que entre estar vivo ou não hoje, é só uma questão de segundos.

2 comentários:

  1. Acabei não indo ver o filme no cinema, mas tenho o livro na minha fila de leitura. Confesso que andei lendo algumas resenhas não tão animadoras, e também por isso minhas expectativas não estão nas alturas. Mesmo o filme, minha maior vontade de vê-lo era por causa da Chloë Moretz, gosto muito dela. Mas bom, pretendo sim ler o livro! Não faço ideia sobre se realmente vou curtir a leitura, mas vou na fé hahaha.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,
      Eu gostei muito do livro, tanto que terminei de ler rapidamente. Não tem que criar muita expectativa, pois ele já é tão aclamado na mídia que já te deixa a par do que ele realmente trata, mas assim... Leia e tire suas conclusões, esperamos que sejam as melhores.
      Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...