segunda-feira, 24 de novembro de 2014

[Resenha] Caçadores de Tesouros, de James Patterson e Chris Grabenstein, com Mark Shulman

Imagem por Fernanda Rodrigues
Recebemos o livro da Novo Conceito dentro desta caixinha linda! *_*
Escrito por James Patterson e Chris Grabenstein, Caçadores de Tesouros é o livro perfeito para aquela tarde em que procuramos diversão e não temos nada para fazer. A obra, que é voltada para o público infanto-juvenil, é capaz de divertir crianças e adultos e pode ser lida em uma sentada.

A narrativa nos apresenta a história de quatro irmãos que passaram uma vida toda feliz no navio Perdido, até que eles têm a mãe sequestrada e o pai - um importante caçador de tesouros - desaparecido em uma tempestade. Para sobreviverem juntas, as crianças resolvem cumprir a missão de seu pai até o fim, desvendando um mistério, encontrando um tesouro e entregando-o aos donos por direito. Para tal, elas vivem uma verdadeira aventura.

Imagem por Fernanda Rodrigues
A caixa por dentro tem este mapa.
O projeto gráfico do livro impecável. É notável como as ilustrações extrapolam o sentido literal do texto, muitas vezes complementando-o. Observar cada desenho é tão divertido quanto ler a história escrita. Aliás, logo de cara o leitor é avisado que a história é narrada por Bick e que os desenhos são feito por sua irmã gêmea Beck, ambos personagens da história. Esta metalinguagem segue ao longo da narrativa uma vez que os dois fazem pausas nos acontecimentos para destacar o processo de criação do livro.

Foto por Fernanda Rodrigues
Na imagem, uma das ilustrações que instigam a imaginação: o que a Beck gostaria de fazer e o que ela estava de fato fazendo.
A obra também é interessante porque apresenta aos leitores várias referências à obras de artes e fatos históricos. Tudo feito de forma leve, divertida, bem-humorada e instigante (com certeza o leitor mais curioso vai querer pesquisar sobre as citações feitas ao longo da narrativa para - ao menos - conferir a veracidade da existência deles).

Conforme vamos nos aprofundando no desenrolar dos acontecimentos, percebemos que os autores escreveram cada vez mais com a perspectiva e inocência de um narrador de 12 anos. Isso torna a leitura agradável e bela. Ao mesmo tempo, os escritores instigam a nossa curiosidade de leitor para saber aonde tudo isso vai dar afinal?

Dividido em três partes, Caçadores de Tesouros é um livro que fala sobre família, amizade, união, persistência e esperança e que nos deixa um gostinho de "quero mais".

Livro: Caçadores de Tesouros
Título original: Treasure hunters
Autores: James Patterson e Chris Grabenstein, com Mark Shulman
Tradução: Luciana Garcia
Ilustração: Juliana Neufeld
Editora: #irado (Novo Conceito)
Sinopse:  CAÇAR TESOUROS? ENFRENTAR PIRATAS? MOLEZA! ESSA TURMA É RADICAL! Os pais de Bick Kidd são caçadores de tesouros mundialmente famosos, que desapareceram misteriosamente. Agora, Bick e os seus irmãos Beck,Tommy e Tempestade precisam cumprir a última grande missão de seu pai e sua mãe. Mas a vida dos garotos corre perigo agora que eles estão sozinhos no meio do oceano. Junte-se a esta aventura, na mais perigosa e divertida caçada da sua vida!
Clique para ler trecho. | Livro no Skoob.

Sobre a Autora:
Fernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e licenciada no curso de Formação de Professores da USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações e no Teoria, Prática e Aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...