sábado, 13 de dezembro de 2014

[Resenha] Fênix - A Ilha

Um livro bem descrito, com cenas bem fortes de tortura e morte. Será que não existe uma Ilha assim? Com um regime militar bem forte, onde ninguém sabe onde é, onde eles (os militares) tem o poder de fazer tudo? Eu não duvido.

A tal Ilha Fênix é aonde meninos e meninas órfãs e problemáticos, abaixo de 18 anos, vão quando têm várias ocorrências policiais. O juiz determina que a criança escolha entre a Ilha até completar 18 anos ou a prisão. Claro que todas as crianças escolhem a Ilha, mesmo sem saber, onde é, como é.

Ao chegar lá, eles descobrem que ela é comandada pelo regime militar. Desde o começo eles têm uma experiência nada agradável com esses soldados: há revista de objetos pessoais, nada de celulares, vídeo – games, Ipod, ou seja, nenhum contato com o mundo fora dali.

Conhecemos Carl, Octávia, Campbell e vários outros meninos e meninas que estão na Ilha. Carl é o personagem principal e vimos a historia sendo contada por ele desde o começo.

Enquanto narra, vemos que Carl é especial de um jeito que não entendemos. Conhecemos a vida desses meninos e meninas no quartel: desde o acordar as 05:00 da manhã, até dormir tarde da noite, lavar o banheiro com a escova de dente, aulas de combate... Vemos Carl se meter em briga com as “gangues” formadas dentro do quartel, Carl ser sempre o menino que ajudar os outros e que sempre se ferra na mão de Parker.

Há mortes de personagens que aprendemos a gostar, há punição que achamos injustas, mas o que não é injusto nessa tal Ilha estranha? Mortes estranhas, crianças sumindo, experiências, explicações absurdas.

Com cenas de violência gratuita o livro nos choca por ser muito realista. A obra deu origem a uma série de TV chamada Intelligence – que eu assisti a alguns episódios e posso dizer que não tem nada a ver com o livro.


Recomendo o livro para aqueles que têm estomago e coragem, pois esta não é uma narrativa para qualquer pessoa ler.

Livro: Fênix - A Ilha
Autor: John Dixon
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Sem telefone. Sem sms. Sem e-mail. Sem TV. Sem internet. Sem saída. Bem-vindo a Fênix: A Ilha. Na teoria, ela é um campo de treinamento para adolescentes problemáticos. Porém, os segredos da ilha e sua floresta são tão vastos quanto mortais. Carl Freeman sempre defendeu os excluídos e sempre enfrentou, com boa vontade, os valentões. Mas o que acontece quando você é o excluído e o poder está com aqueles que são perversos?

Sobre a Autora:
Camila Comparini  é Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Adora ler, adora Literatura de Fantasia e Romance Policial e defende com unhas e dentes esse tipo de literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...