quarta-feira, 25 de março de 2015

[Resenha] De Repente Ana, de Marina Carvalho

Ana está de volta! Desta vez uma advogada e princesa em tempo integral. Uêba! Essa reação animada pode ser as dos fãs e leitores, mas para Ana muitas provações estão por vir em De Repente Ana.

Em uma visita ao Brasil, a personagem começa a ter pesadelos em que seu pai, o Rei Adrej, morre. Angustiada, Ana tenta não pensar na possibilidade de seu sonho virar realidade. Mas como a vida é uma caixinha de surpresas na realidade ou na ficção, Andrej acaba sofrendo um grave acidente ficando entre a vida e a morte, e deixando o governo do país em suas mãos.

Mais uma vez ela se vê no meio de diversas mudanças importantes para a sua vida e tendo que mostrar para todos de que ela é capaz de governar um país, mesmo com a oposição votando contra e ficando no pé. Sem tempo para ela ou para o namorado, sua vida vira uma confusão em que nem mesmo ela conseguia controlar. E como toda história que tem romance no meio sempre tem “a volta dos que não foram”, Laika está de volta pra grudar no Alex e atazanar a vida da pobre Ana.

Gostei desse novo enredo para história. Mostrar que nem só de contos de fadas vive uma princesa foi uma das melhores coisas dessa sequência Quando soube da continuação do livro fiquei me perguntando que tipo de caminho Carvalho ia seguir, e ela não me decepcionou. As dificuldades que a protagonista enfrenta desde o prólogo até os últimos capítulos envolve o leitor que torce pra essa maré de coisas ruins passar logo e que ela saia vitoriosa depois de tudo (e claro, que seu pai sobreviva também). Ana está muito mais madura, mesmo quando fraqueja, ou deixa se abalar, ou tem alguns ataques de imaturidade e teimosia, ela consegue dar a volta por cima e aceita seu destino.

A obra me deixou muito mais satisfeita e imersa do que o primeiro livro, talvez pela quantidade de coisa e de seriedade que foi abordado, talvez pela evolução na escrita da autora, não sei. A novidade do livro está nas narrativas, que agora não só conta com o ponto de vista de Ana, como também no de Alex, para a alegria de muitos (EU!). Há também um pouco de mistério, que foi bem legal, apesar de eu ter achada um pouco óbvio o final.

De Repente Ana como um todo é uma leitura bastante legal, deixando de ser somente um conto de fadas moderninho para ser uma história de superação, amizade, traição, amor e etc.

Título: De Repente Ana
Autor: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 317
Sinopse: Agora que Ana decidiu viver permanentemente na Krósvia, tudo em sua vida está às mil maravilhas. Além do namoro firme e cada vez mais sério com Alexander, ela tem um emprego fixo e remunerado na embaixada brasileira e dedica parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. Apesar de precisar cumprir muitos compromissos sociais por ser a princesa do país, Ana nunca se sentiu mais feliz.
Porém, de uma hora para outra, tudo muda. Seu pai, o rei Andrej Markov, sofre um grave acidente e vai parar no hospital, inconsciente. Então Ana se vê numa difícil posição: assumir o trono da Krósvia e governar a nação.
Pouco – ou quase nada – familiarizada com a função, ela vai precisar de ajuda, pois tem muita gente interessado no fracasso dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...